Prezados participantes do VCBENS

A realização do VCBENS completa um ciclo de existência da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), reativada no ano de 2007 e idealizada com perspectiva de futuro no qual a Energia Solar se projeta como fonte de energia essencial e estratégica, no espaço das fontes de energia que haverão de servir ao Brasil. Nesse período convocamos pesquisadores, alunos, professores, profissionais, técnicos, engenheiros, empresários, para construir a ferramenta que sustenta e haverá de sustentar o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Solar no Brasil. A resposta tem sido excelente, como esta reunião o confirma, com seus 201 trabalhos aprovados e número maior ainda de inscritos.

Novas responsabilidades nos aguardam no período que iniciamos. Para assumi-las com plena consciência do seu significado será necessário definir o sentido principal do fluxo de ações a serem empreendidas, suas prioridades com vistas a um desenvolvimento estruturado e autônomo. Como aspecto central deveremos prestar especial atenção à formação e incorporação de recursos humanos, suporte principal de tudo aquilo que a Associação se proponha a realizar.

A institucionalização da ABENS constitui um marco relevante no que diz respeito às aplicações da energia solar nos mais diversos âmbitos da sociedade brasileira. A existência da Revista Brasileira de Energia Solar que compila parte das contribuições científicas dos pesquisadores na área dessa forma de energia, publicada com o esforço de colegas cientes de sua importância, completa o quadro de realizações neste curto e frutífero período. As forças latentes na sociedade brasileira estavam amadurecidas o suficiente como para dar origem ao que estamos celebrando. Basta continuar na mesma senda, de maneira cada vez mais dinâmica e criativa, para transformar o sonho de muitos em realidade.

Prof. Dr. Naum Fraidenraich
Presidente do V CBENS